sexta-feira, 28 de maio de 2010
TERCEIRÃO 2010 do LEOPOLDO
Pesquisa, Apresentação com cartaz e publicação no Blog
- Revolta da Armada e Revolução Federelista - Josiane; Fernanda; Etiane
- Guerra de Canudos - Luis; Pamela;
- Guerra do Contestado- Manuela; Brenda e Alan
- Urbanização do Rio de Janeiro e Revolta da Vacina - Leonardo e Nicolas
- Revoltas Tenentistas - Maiane e Andressa
- Coronelismo Padre Cícero: Renato e Naiara
- Greve Geral de 1917 - Wagner & Filipe
- Cangaço - Jessica e Marcia
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Mitologia ( 1ªsérie Ensino Médio)
Lisandra - Hermes
Poliane - Titãs
Briana - Hestia
Maxwell - Artemis
Cristopher - Eros
Eduarda - - Hefesto
Luiz Eduardo - Apolo
Fiama - Atena
Matheus - Demeter
Eduardo - Dionisio
Chalise - Hefesto
Amada - Titãs
Robson - Zeus
Mariana - Ares
Luan - Afrodite
Marcos - Poseidon
Geovani - Hercules
Carine - Artemis
Carine Henrique: Hércules e os doze trabalhos
Pesquisa - blog - Apresentação.
TRABALHO 2ª SÉRIE ENSINO MÉDIO
1. Explique o que foi a União Ibérica.
2. Cite cinco formas da resistencia dos negros a escravidão no Brasil.
3. Diferencie Entradas de Bandeiras.
4. Explique a difinição de Engenho no Brasil Colonial.
5. Quais as causas e as consequencias da invasão holandesa ao Brasil?
6. Defina navio negreiro.
7. Quais as consequencias da União Ibérica para o Brasil?
sexta-feira, 14 de maio de 2010
GRÉCIA ANTIGA
TRABALHO PARA OS ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
- Ler atentamente os textos sobre a Formação da Grécia Antiga (p 52 a 55)
1. Como se formou a antiga sociedade grega?
2. Quais as principais caracteristicas da civilização micênica?
3. Explique como foi possível para os historiadores descrever essas sociedades com tantos detalhes.
- Ler atentamente sobre o mundo grego (p. 56 a 60)
4. Explique o que eram as poleis. Quem era considerado cidadão nas cidades gregas?
5. Por que se afirma que a prática da democracia é um dos principais legados de Atenas?
quarta-feira, 12 de maio de 2010
O MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO - capítulo 63 (p 370 a 375)
A Belle Époque (bela época em frances) foi um período de cultura eúropéia que começou no final do século XIX ( 1871) e durou até a eclosão da 1ª Guerra Mundial em 1914. A expressão também designa o clima intelectual e artístico. Foi uma época marcada por profundas transformações culturais que se traduziram em novos modos de pensar e viver o cotidiano.
Era considerada uma era de ouro da beleza, inovação e paz entre os países europeus. Novas invenções tornavam a vida mais fácil em todos os níveis sociais, e a cena cultural estava em efervescência: cabarés, o cancan, e o cinema haviam nascido, e a arte tomava novas formas com o Impressionismo e a arquitetura. Representada por uma cultura urbana de divertimento incentivada pelo desenvolvimento dos meios de comunicação e transporte gerados pelos lucros e necessidades da política imperialista, que aproximou ainda mais as principais cidades do planeta.
Fim da Escravidão
Trabalho de História
3ª série 02 - Ensino Médio
1. Explique e comente as Leis Abolicionistas a seguir:
a) Bill Aberdeen -
b) Eusébio de Queirós -
c) Lei Rio Branco -
d) Lei Saraiva-Cotejipe -
e) Lei Áurea -
2. Defina e explique carta de alforria?
3. Descreva a participação dos negros na luta pela abolição.
4. Relacione o fim da escravidão no Brasil com o processo de intregração do ex-escravo a sociedade.
---------------------------