sexta-feira, 28 de maio de 2010

TERCEIRÃO 2010 do LEOPOLDO

Meios de Comunicação de Massa

Pesquisa, Apresentação com cartaz e publicação no Blog

- Revolta da Armada e Revolução Federelista - Josiane; Fernanda; Etiane

- Guerra de Canudos - Luis; Pamela;

- Guerra do Contestado- Manuela; Brenda e Alan

- Urbanização do Rio de Janeiro e Revolta da Vacina - Leonardo e Nicolas

- Revoltas Tenentistas - Maiane e Andressa

- Coronelismo Padre Cícero: Renato e Naiara

- Greve Geral de 1917 - Wagner & Filipe

- Cangaço - Jessica e Marcia

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Mitologia ( 1ªsérie Ensino Médio)

Renato - Hera

Lisandra - Hermes

Poliane - Titãs

Briana - Hestia

Maxwell - Artemis

Cristopher - Eros

Eduarda - - Hefesto

Luiz Eduardo - Apolo

Fiama - Atena

Matheus - Demeter

Eduardo - Dionisio

Chalise - Hefesto

Amada - Titãs

Robson - Zeus

Mariana - Ares

Luan - Afrodite

Marcos - Poseidon

Geovani - Hercules

Carine - Artemis

Carine Henrique: Hércules e os doze trabalhos

Pesquisa - blog - Apresentação.

TRABALHO 2ª SÉRIE ENSINO MÉDIO

QUESTÕES DO LIVRO p 200 a 254

1. Explique o que foi a União Ibérica.

2. Cite cinco formas da resistencia dos negros a escravidão no Brasil.

3. Diferencie Entradas de Bandeiras.

4. Explique a difinição de Engenho no Brasil Colonial.

5. Quais as causas e as consequencias da invasão holandesa ao Brasil?

6. Defina navio negreiro.

7. Quais as consequencias da União Ibérica para o Brasil?

sexta-feira, 14 de maio de 2010

GRÉCIA ANTIGA

EEB Prefeito Leopoldo José Guerreiro

TRABALHO PARA OS ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

  • Ler atentamente os textos sobre a Formação da Grécia Antiga (p 52 a 55)

1. Como se formou a antiga sociedade grega?

2. Quais as principais caracteristicas da civilização micênica?

3. Explique como foi possível para os historiadores descrever essas sociedades com tantos detalhes.


  • Ler atentamente sobre o mundo grego (p. 56 a 60)

4. Explique o que eram as poleis. Quem era considerado cidadão nas cidades gregas?

5. Por que se afirma que a prática da democracia é um dos principais legados de Atenas?

quarta-feira, 12 de maio de 2010

O MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO - capítulo 63 (p 370 a 375)

A Belle Époque (bela época em frances) foi um período de cultura eúropéia que começou no final do século XIX ( 1871) e durou até a eclosão da 1ª Guerra Mundial em 1914. A expressão também designa o clima intelectual e artístico. Foi uma época marcada por profundas transformações culturais que se traduziram em novos modos de pensar e viver o cotidiano.

Ficheiro:Henri de Toulouse-Lautrec 005.jpg

Era considerada uma era de ouro da beleza, inovação e paz entre os países europeus. Novas invenções tornavam a vida mais fácil em todos os níveis sociais, e a cena cultural estava em efervescência: cabarés, o cancan, e o cinema haviam nascido, e a arte tomava novas formas com o Impressionismo e a arquitetura. Representada por uma cultura urbana de divertimento incentivada pelo desenvolvimento dos meios de comunicação e transporte gerados pelos lucros e necessidades da política imperialista, que aproximou ainda mais as principais cidades do planeta.

Fim da Escravidão

EEB Pref Leopoldo José Guerreiro

Trabalho de História

série 02 - Ensino Médio

1. Explique e comente as Leis Abolicionistas a seguir:

a) Bill Aberdeen -

b) Eusébio de Queirós -

c) Lei Rio Branco -

d) Lei Saraiva-Cotejipe -

e) Lei Áurea -

2. Defina e explique carta de alforria?

3. Descreva a participação dos negros na luta pela abolição.

4. Relacione o fim da escravidão no Brasil com o processo de intregração do ex-escravo a sociedade.

---------------------------