terça-feira, 17 de agosto de 2010

QUESTÕES PARA 1ªSÉRIE ENSINO MÉDIO (ISLAMISMO)

01. A religião muçulmana, que contribuiu para unificar os povos de origem árabe e lhes forneceu amparo espiritual ao longo de sua expansão:

a) Inspirava a forma de governo parlamentar, pois os líderes religiosos reuniam-se em assembléia proporcional.
b) Pregava o politeísmo na medida em que reconhecia a adoração de vários deuses.
c) Retirava sua orientação dos textos considerados sagrados, contidos no Corão.
d) Reconhecia em Maomé o único e verdadeiro Deus a ser adorado pelos islamitas.
e) Tinha como seu mais importante centro espiritual a cidade de Bagdá.

02. O Império Islâmico, que dominou grande parte do mundo medieval, chegou a alcançar um notável desenvolvimento científico. Para que isso acontecesse, muito contribuíram os conhecimentos que sobreviveram de uma civilização anterior. Que civilização foi essa?
a) Germânica
b) Babilônica
c) Grega
d) Romana
e) Egípcia


03. A pregação de Maomé fez-se inicialmente em Meca, e atemorizou os coraixitas, guardiões da Caaba e beneficiados com o comércio caravaneiro. A principal preocupação de Maomé foi:

a)Destruir o predomínio comercial em Meca, em benefício da cidade de Medina, que o adotou.
b)Promover uma aliança entre as cidades árabes para combater os beduínos, que vivam na pilhagem e impediam o desenvolvimento comercial.
c)Estabelecer uma doutrina sincrética, que pudesse ser assimilada tanto pelos beduínos do deserto, como por cristãos e principalmente judeus.
d)Desenvolver uma doutrina que promovesse a unificação religiosa, favorecendo a unidade política, necessária para superação das grandes dificuldades dos árabes.
e)Criar condições para o expansionismo árabe que possibilitasse o enriquecimento dos povos beduínos,marginalizados no deserto.

04)O que é Hégira?
a) um marco histórico para o início do calendário judaico;
b) a reunificação do império Romano sob Justiniano;
c) a fuga de Maomé de Meca para Medina;
d) o domínio dos navegantes escandinavos sobre os mares Báltico e do Norte;
e) a tomada de Constantinopla pelos turcos.


05) Em 711, os muçulmanos atravessaram o Estreito de Gibraltar e conquistaram quase toda a Península Ibérica. Depois transpuseram os Pireneus e entraram na Gália, mas foram derrotados em 732 por Carlos Martel na famosa Batalha de:
a) Aljubarrota
b) Poitiers
c) Waterloo
d) Alcáder-Quebir
e) Granada


06. A rivalidade entre Meca e Iatreb era:
a) econômica e política
b) política e religiosa
c) econômica e religiosa
d) religiosa e cultural
e) econômica e cultural

07) Existe uma regra religiosa, aceita pelos praticantes do judaísmo e do islamismo, que proíbe o consumo de carne de porco. Estabelecida na Antiguidade, quando os judeus viviam em regiões áridas, foi adotada, séculos depois, por árabes islamizados, que também eram povos do deserto. Essa regra pode ser entendida como:
(A) uma demonstração de que o islamismo é um ramo do judaísmo tradicional.
(B) um indício de que a carne de porco era rejeitada em toda a Ásia.
(C) uma certeza de que do judaísmo surgiu o islamismo.
(D) uma prova de que a carne do porco era largamente consumida fora das regiões áridas.
(E) uma crença antiga de que o porco é um animal
impuro.


08) A respeito do islamismo e dos países preponderantemente islâmicos, considere as afirmativas abaixo.
1.O mundo islâmico, além dos povos árabes, é constituído também por sociedades africanas, da Ásia Central e do Sudeste Asiático.
2.A revolução xiita de 1979, que depôs o ditador Reza Pahlevi, ocorreu no Irã.
3.Na guerra Irã-Iraque, o ditador Saddam Hussein contou com o apoio dos Estados Unidos e da União Soviética.
4.Em virtude do universalismo do Islã, não existem mais diferenças étnicas ou religiosas dentro da comunidade muçulmana.
Assinale a alternativa correta.

A) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
B) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
C) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
D) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
E) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

09) Quais são os cinco pilares do Islamismo?

10)Escreva um texto sobre o legado deixado pelos muçulmanos nas várias areas do conhecimento?

Islamismo

Nome que se dá à religião pregada por Maomé, no séc. VII. Funda-se na crença de que existe um só Deus (Alá) e nas palavras de seu mensageiro, o profeta Maomé. Os seguidores do Islã são chamados de muçulmanos, termo que em árabe significa aquele que se submete (a Deus).
Islamismo

Nome que se dá à religião pregada por Maomé, no séc. VII. Funda-se na crença de que existe um só Deus (Alá) e nas palavras de seu mensageiro, o profeta Maomé. Os seguidores do Islã são chamados de muçulmanos, termo que em árabe significa aquele que se submete (a Deus).

O Livro Sagrado
O Alcorão é o livro que contém as revelações do arcanjo Gabriel feitas ao profeta Maomé. Ensina preceitos religiosos, dogmas e moral. Consta de 114 capítulos (suras). Contém não só louvores e alusões às características de Allah como também descrições do paraíso e juízo final, lendas judaicas e cristãs e normas sociais.
O Profeta

Maomé nasceu em Meca (Arábia Saudita) entre os anos 570 e 580 d.C. filho de pais pobres, ficou órfão muito cedo tendo de trabalhar como pastor. Entretanto entrou ao serviço de uma viúva rica, como condutor de camelos. Impressionada pela sua inteligência e beleza, casa com ele apesar de muito mais novo.


A sua vida de comerciante rico alterou-se profundamente ao ser alvo de visões numa caverna perto de Meca, numa noite de 611. O próprio Anjo Gabriel, aparecendo-lhe numa nuvem de luz, anuncia-lhe que ele é o profeta de Allah (nome árabe de Deus).
Iniciou então as suas pregações, as quais foram alvas de tremendas contestações por parte dos habitantes da sua terra natal. Prega contra o politeísmo e a idolatria. Perseguido, Maomé fugiu para Latrebe, atual Medina e cidade rival de Meca. A esta fuga deu-se o nome de Hégira. Estávamos então no ano 622 d.C. Esta data constitui o início da contagem cronológica islâmica.
Lá, depressa se tomou importante a nível político, social, e militar. E em 630, conquistou pela força Meca, tendo-a reconhecido como lugar de peregrinação.



OS MUÇULMANOS TÊM CINCO OBRIGAÇÕES FUNDAMENTAIS:
PROFISSÃO DE FÉ na unidade de Deus,“Não há outra divindade senão Allah e Maomé éo seu Profeta
ORAÇÃO feita 5 vezes por dia, ajoelhando num tapete, voltado para Meca. A oração é um ato de adoração a Allah. As roupas e o corpo devem estar limpos de todas as impurezas. Além disso, no homem, a parte do corpo entre o umbigo e os joelhos deve estar tapada e, na mulher, só as mãos e o rosto poderão estar destapadas.
ESMOLA – é a quantia, em gêneros ou em dinheiro, que o Muçulmano que possui meios deve distribuir entre os necessitados. O zakat é obrigatório para quem tem em seu poder, durante um ano, ouro com o peso mínimo de 88 gramas ou prata como peso mínimo de 612 gramas.
JEJUM DO RAMADÃO – é o ato de se abster de comer, beber, fumar, etc. durante um mês, desde o nascer até ao pôr do sol.
PEREGRINAÇÃO A MECA – Deve fazer-se uma vez na vida, se as circunstâncias o permitirem, isto é, se estiverem em condições físicas e materiais para empreenderem a viagem. Lá, devem dar sete voltas à Caaba.