segunda-feira, 19 de março de 2012

O Brasil Republicano (TERCEIRÃO)

Com base nos textos do livro e informações obtidas em sala de aula responda as questões a seguir:

1. Caracterizou-se por encilhamento a política econômica que:

( ) Levou o país a pedir empréstimos no exterior para reorganizar o parque industrial para a exploração da borracha na amazônia.

( ) Levou o país a receber apoio das nações industrializadas para o desenvolvimento de parcerias , apesar da crescente inflação decorrente do grande número de empréstimos.

( ) Levou o país a uma crise inflacionária pela emissão de moeda, sem lastro-ouro e com escassos empréstimos extrangeiros, gerando inúmeras falências.

2. Com relação ao período conhecido como República Velha
(1894-1930) é possível afirmar que:

( ) O coronel se servia de todo tipo de recurso para atingir seus objetivos políticos

( ) O coronel aprimorou o processo democrático ao instituir o voto secreto

( ) Os coroneis tinham maior influência nos centros urbanos

3. As transformações na estruturaeconômica, política e social do Brasil entre o final do século XIX e o início do século XX provocaram uma série de manifestações de resistência no campo.
Entre elas a de CANUDOS (1893-1897) e a do CONTESTADO (1912-1916).
Sobre esses levantes é correto afirmar:

( ) Os movimentos de Canudos e do Contestado pregavam a volta da monarquia, pois representavam os interesses conservadores das oligarquias insatisfeitas com a República e com fim da escravidão

( ) O movimento do Contestado tinha como um de seus motivos a disputa de terras entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.

( ) uma das mais ricas e conhecidas descrições da Guerra de Canudos por escrita por Euclides da Cunha, na obra Os Sertões, publicada em 1902.

( ) O carater messiânico presente nesses movimentos pode ser explicado por certo distanciamento entre igreja e as populações carentes, com o consequente predomínio da religiosidade popular.

( ) Embora esses movimentos não tenham colocado em perigo a ordem constituida, todos formam violentamente perseguidos e sufocados pelas forças legais.


4. Defina o que é:

a) Voto de Cabresto

b) Oligarquia agraria

c) Sufragio universal masculino

d) Movimento messiânico

e) Educação laica

5. Explique o que foi a política dos governadores e a politica do café com leite.





Nenhum comentário:

Postar um comentário